Meditar com crianças não só é possível, como é super necessário! Pode parecer impossível, mas pode ser bem divertido para todos os envolvidos. Imersas numa era de superestimulação, nossas crianças podem se beneficiar muito do aprendizado de como tranquilizar sua mente.
Meditar:
- ajuda a criança a construir uma ferramenta de controle emocional e mental, que pode ajudá-la em diversas situações de sua vida, inclusive adulta;
- contribui para o desenvolvimento socioemocional da criança;
- acalma, reduz o stress e aumenta o foco;
- melhora o sono;
- pode aumentar o rendimento escolar.
Além desses, há vários outros benefícios, que fazem valer a pena a construção desse hábito.
Leve em consideração a idade e as características da criança, e não queira que desde o primeiro momento se obtenha concentração e silêncio totais. Provavelmente, nem você conseguiria isso. Procure motivar a criança propondo uma brincadeira, afinal, que criança não gosta de brincar, não é? Mas tenha em mente que essa brincadeira deve ocorrer um um local adequado (silencioso, confortável, seguro e calmo), e obviamente, sem televisão, celular ou tablet ligados por perto. Antes de iniciar a meditação, você pode propor alguma atividade que estimule a concentração e a calma, como ouvir uma história ou observar a natureza por uns instantes, para ir tranquilizando a criança.
A meditação pode ser feita seguindo diversas técnicas, e para crianças deve-se sempre buscar o lado lúdico. Seguem algumas sugestões, e você mesmo pode ir criando ou buscando outras possibilidades. Não há um "jeito certo" de meditar; observe os resultados e confie.
- a criança pode deitar bem confortavelmente e colocar um bichinho de pelúcia em cima da barriga. Peça para a criança inspirar "enchendo a barriga" e ver como o bichinho sobe; e depois esvaziar e ver o bichinho descendo. Isso auxilia a manter o foco na respiração abdominal.
- vocês podem usar um balão e assoprar de um fôlego só para encher, segurar por um segundo, e esvaziar. Ao esvaziar o balão, a criança enche o pulmão, e depois repete. Por ser respiração bem longa, não faça muitas vezes na sequência. Algumas respiração já terão excelente resultado.
- peça para a criança imaginar uma flor, com os olhos fechados. Vá descrevendo a cor, o tamanho e o cheiro. Quando ela estiver envolvida na imaginação, peça que respire bem profundamente e sinta o cheiro da flor. Repita algumas vezes. no final, ela pode soprar as pétalas da flor, numa expiração longa.
- existem diversos vídeos e aplicativos que ajudam crianças e meditar. Mas sugiro fortemente que tentem estabelecer esse momento offline, que não dependem de artifícios externos, para aprofundar o contato com seu interior.
Lembre-se de meditar com alegria. Mesmo que vocês consiga fazer essa atividade por poucos minutos, principalmente no começo, tenha em mente que é um aprendizado, um processo, e que esses minutos já foram de grande valia.
“Se mostrarmos para cada criança de 8 anos o mundo a meditação, poderíamos eliminar a violência do mundo em apenas uma geração”. -Dalai Lama