Muito se tem falado sobre fake news nos últimos tempos. Melhor dizendo, muito se tem dito e escrito sobre fake news, mas falar mesmo, no sentido de conversar, muito pouco. E isso é um dos motivos pelos quais eles se espalham como fogo em um rastro de pólvora (eu nunca vi isso, mas nos desenhos animados acontecia e era bem rápido!).
Mas o que Mindfulness tem a ver com fake news?
Começando pelo começo, o que são essas famosas fake news? Segundo o dicionário Oxford, são informações falsas que são transmitidas ou publicadas como notícia, motivadas por razões políticas ou para fins fraudulentos.
de forma bem clara, é uma mentira publicada como se fosse notícia. E com o uso intensivo de redes sociais, essas notícias se espalham e chegam até nós de diversas formas, sempre atendendo ao fim para o qual foram criadas, seja ele qual for.
Esclarecido isso, como Mindfulness pode nos ajudar nessa confusão?
Primeiro, lembrando das atitudes do Mindfulness, com o não julgamento. Nosso julgamento é parcial e é limitado, e há pesquisas que mostram que temos mais tendência a acreditar em informações que corroboram o que pensamos. Assim, se formos direto ao julgamento, rapidamente classificaremos como verdade o que nos convém, e como mentira aquilo com que discordamos. Vamos combinar que não é um bom critério, né? Nossa mente de principiante também é muito útil nesse momento, deixar de lado nossas pré-concepções e realmente avaliar aquele conteúdo.
Então, sem julgamentos, e sem classificar em mentira e verdade, vamos avaliar o que realmente aconteceu, os fatos. Qual a fonte dessa informação? É possível verificar? Se não há fonte e não é possível verificar, você já tem fortíssimos indícios de que é falso, não importa o quanto você queira acreditar. Ou você realmente acha que o sobrinho da prima do cunhado da sua cabeleireira tem acesso a informações que ninguém mais tem?
Outro princípio relevante: autenticidade. Mesmo que as pessoas com quem você convive acreditem, mantenha sua autenticidade na busca da verificação e na ciência dos resultados. Se é falso, é falso, não importa o quanto alguem queira acreditar.
Um dos agravantes para o rápido espalhamento das fake news é que muitas pessoas encaminham imediatamente o que receberam, sem ao menos cogitar verificar sua veracidade. Experimente sair do piloto automático. Se você não tempo ou interesse em verificar a fonte daquela informação, não repasse. Você pode fazer isso depois, ou pode nem fazer. Se realmente for uma notícia real, pode ter certeza de que as pessoas irão ficar sabendo. Não é urgente, você pode simplesmente não agir e optar por colocar sua energia em algo significativo naquele momento.
E enfim, você percebeu que infelizmente pessoas que você conhece estão distribuindo fake news...e agora? Você compartilhou com elas as suas observações e confirmações de que a informação não é verdadeira. Alertou para os riscos envolvidos e falou até que é crime. Agora é hora do deixar ir.
Como dizia um professor meu: "você pode levar o cavalo até a água, mas não pode obrigá-lo a beber". E assim é com tantas e tantas coisas.
Ficou curioso ou curiosa para saber quais são as demais atitudes do Mindfulness? Em breve compartilho por aqui.