Você já teve uma sensação de estar viva ou vivo? Pergunto porque, pelo menos pra mim, há momentos bem significativos onde me sinto viva e o que me intriga é que estou viva o tempo todo, então como não sinto isso o tempo todo?
Munida de uma dúvida e alguma criatividade, me pus a refletir sobre isso. Comecei a perceber com mais atenção (oi, mindfulness) os momentos nos quais essa sensação de estar viva é mais presente. São momentos simples. Singelos, até. Como caminhar na natureza, abraçar com presença. Tomar banho com atenção total (vocês já tomaram banho só com luz de vela e atenção plena? Tão esperando o quê?). Comer algo gostoso ou diferente, com - adivinhem? - atenção plena.
Fui percebendo que não são apenas os momentos, os lugares ou mesmo a companhia. É a presença consciente que me faz sentir viva.
Por isso muita gente gosta do perigo pra se sentir vivo, porque ele nos deixa alertas e presentes.
Eu não gosto de perigo, meu senso de autopreservação está forte, então preciso buscar outras formas de estar presente e me sentir viva.
Encontrei na prática de Mindfulness a maneira de viver como se cada momento valesse a pena. Porque vale. Claro que às vezes me desconecto, de propósito ou não. Mas agora eu percebo quando isso acontece com muito mais facilidade, e também me conecto com o agora com mais facilidade.
Entendo que há situações em que a gente prefere não sentir. E que já situações em que a gente não consegue sentir. E penso que casos assim precisam de tratamento, a vida não deve ser um fardo.
Vocês já pararam pra pensar ou pra perceber se vocês costumam se sentir vivos?